Loja de Richard e Margaret Hellmann

Nossa história: como nasceu a Hellmann’s


Nossa história: como nasceu a Hellmann’s

A história da verdadeira maionese se confunde com a da Hellmann’s. Há muitas versões sobre a origem da maionese, mas a mais conhecida é que ela foi criada em 1756 pelo chef francês Duke de Richelieu. Ele estava criando um molho de creme e ovos quando viu que não tinha creme e resolveu substituir por azeite. Mas foi só no século 20, com Richard Hellmann, que o produto começou a se popularizar nos Estados Unidos. Hellmann, um alemão que migrou para os EUA, começou a criar sua versão e a aperfeiçoar o alimento em 1905.

Foi em Nova York, cidade na qual conheceu sua esposa Margaret, filha de donos de um pequeno mercado, que ele deu os primeiros passos para estabelecer o seu império e criar uma das maioneses mais famosas do mundo. E foi na Avenida Columbus, número 490, coração da cidade, que Richard e Margaret Hellmann criaram uma delicatessen, na qual vendiam seus produtos e, no final do dia, faziam experimentos para criar a melhor maionese possível.

O império da maionese Hellmann’s

Richard Hellmann preparava diariamente a maionese, colocava em barquinhos de madeira e vendia para as donas de casa da vizinhança. Imediatamente elas reconheceram o sabor único.

Dia após dia, potes e mais potes eram preenchidos até a tampa com uma deliciosa mistura de ingredientes selecionados para criar a textura mais cremosa e deliciosa possível. O negócio cresceu tanto que, em apenas um ano, o senhor Hellmann já não tinha mais como vender a maionese em “barcos de madeira” e começou a vender a iguaria em vidro.

Apesar do sucesso, o casal Hellmann não parava de fazer experimentos para aperfeiçoar a textura e o sabor da sua maionese. Já em 1913, a maionese vendida em potes de vidro se tornou sinônimo de qualidade.

Na época, existiam duas receitas sendo vendidas nos EUA. Então, para se diferenciar, o casal patenteou a sua com uma assinatura que é reconhecida até hoje: um laço azul, que se tornou símbolo do padrão Hellmann's. Caminhões de entregas foram sendo contratados e a loja mudou de endereço, indo para uma nova e maior na Rua Lawrence.

A empresa crescia sem que a maionese perdesse aquele sabor original. Tudo era feito com a atenção e o carinho que fez a fama da receita da delicatessen. Enquanto a Hellmann’s crescia principalmente na Costa Leste dos EUA, no Oeste, quem dominava era a Best Food’s. A competição continuou até que, em 1932, Richard Hellmann comprou a Best Foods e consolidou seu império.

O resto é história: a empresa continuou a crescer, a vender ketchups, mostardas e condimentos com sabores diversos. E assim conquistou, geração após geração, as geladeiras e os estômagos de clientes no mundo todo com a verdadeira maionese.