Ovos em ninho

Qual a diferença dos ovos caipiras que Hellmann’s usa?


Qual a diferença dos ovos caipiras que Hellmann’s usa?

Você sabe o que é um ovo caipira? Ainda que a piada seja boa, não é o ovo de uma galinha criada no interior. Ovos caipiras são tidos como de melhor qualidade porque são gerados por galinhas mais bem cuidadas, que vivem com mais liberdade.

Os ovos de granja, que são os mais comuns, são gerados por galinhas condicionadas à produtividade. Elas ficam confinadas por muito tempo e vivem em condições adversas. Os ovos caipiras não. As galinhas (conhecidas como poedeiras ou caipiras) recebem uma alimentação mais variada de origem vegetal. Elas também não recebem antibióticos ou outros hormônios para seu crescimento.

Esses animais podem viver ao ar livre (em alguns casos apenas durante o dia, conhecido como regime semi extensivo) – o que permite que elas manifestem seu comportamento natural e sejam menos estressadas. 

Os ninhos de galinhas poedeiras são colocados no interior de um galpão, forrados principalmente por cavacos de madeira e palhas de arroz. Outra diferença importante para a produção é a presença de galos: embora não botem ovos, eles melhoram o humor e saúde das galinhas.

Quais as diferenças do ovo caipira?

Há diferença principalmente na produtividade. As galinhas de granja colocam em torno de 300 ovos por ano. Já as galinhas caipiras põem cerca de 80 ovos por ano. Mas, como sabemos, mais quantidade não significa mais qualidade.

Muita gente pensa que os ovos caipiras são os marrons. Enganam-se. Há muitos ovos marrons que são produzidos por galinhas de granja. A cor está relacionada meramente à raça da galinha, não à sua criação. Os ovos caipiras, na verdade, são um pouco menores, têm a casca mais grossa e uma gema mais escura, com um alaranjado forte. 

Na Hellmann’s nós sempre buscamos o melhor sabor e o caminho que mais respeita a natureza. Por isso, utilizamos ovos caipira. Há muito, muito tempo, estamos comprometidos com a plantação sustentável, com negócios responsáveis, e com fazer o melhor por nossos alimentos e por quem trabalha conosco. Não só porque nós acreditamos que isso faça nossos produtos melhores, mas principalmente porque é a coisa certa a se fazer. É por isso que nós usamos ovos de galinha caipira com responsabilidade em nossa maionese.